-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Noite de São João

João Linhares Barbosa / José Marques *fado triplicado* 
Repertório de Berta Cardoso

Foi numa noite de Verão
De emoção pelo São João
Que eu resolvi ir ao baile
Vesti um traje catita
De chita muito bonita
E o meu mais vistoso xaile

Na cabeça pus um lenço
O lenço que não dispenso 
Porque é castiço e bairrista
Bati para a Madragoa
A canoa de Lisboa 
Tão pitoresca e fadista

Mal que cheguei ao recinto
Por instinto, não lhes minto 
Senti um baque no peito
Ia ali à aventura
À procura de uma jura 
Que um rapaz me havia feito

Cantei três ou quatro modas
Fui nas rodas quase todas 
E por fim era fatal
Tive de cantar o fado
O Corrido e o Triplicado 
Num canto do arraial

Que noite de São João
Noite não e de traição 
Naquele baile das trinas
O tal que me namorava
Também estava mas dançava 
Com a mais bela das varinas

Como quem ao mar se atira
Tive em mira entrar no vira
Nem sequer medi o perigo
Descalcei uma chinela
E ele que andava com ela 
Virou-se e saiu comigo