-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Cantiga da boa gente

Letra e música de Jorge Brum do Canto
Repertório de Amália
Criação de Amália Rodrigues no filme *Fado Corrido*
Estreado nos cinemas Condes e Roma, em 16/10/1964
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*


Três palmos de terra 
Com uma casa à beira
E o Manel mais eu 
Para a vida inteira
Ele e quatro filhos 
São tudo o que eu gosto
Gente mais feliz 
Não há neste mundo, aposto

Vamos p’ró trabalho 
Logo ao clarear
E de sol a sol 
Vá de mourejar
Tenho a vida cheia
Tenho a vida boa
Que Deus sempre ajuda 
A quem é boa pessoa

Quando chega a tarde
Tarde, tardezinha
Já o jantar fumega 
Na lareira da cozinha
Os filhos sorriem
O Manel também
Não há melhor vida 
Que aquela que a gente tem

Os sinos ao longe d
ão Avé-Marias
Reza-se a oração de todos os dias

Menino Jesus
Meu botão de rosa
Faz que a minha gente 
Não seja má nem vaidosa
Menino Jesus
Boquinha de riso
Faz que a minha gente 
Seja gente de juízo

Acabada a reza
Vai-se pró jantar
Se alguém bate à porta 
Também tem lugar

Come do que há
Tarde tardezinha
Mesmo ali, à beira 
Da lareira da cozinha
Os filhos sorriem
O Manel também
Não há melhor vida 
Que aquela que a gente tem

Não invejo nada
Nem quem tem dinheiro
Pois p'ra trabalhar 
Tem-se o mundo inteiro
Basta só fazer 
O que se é capaz
E a felicidade 
Está naquilo que se faz

E assim vou andando 
Na graça de Deus
Em paz e amor 
Com todos os meus
Trabalho não falta 
Todo o santo dia
Mas o coração
Chega a noite, uma alegria

Um bom exemplo do que o Estado Novo gostava de ver propagandeado no 
cinema português de então, uma apologia da modéstia, do trabalho sem 
questionar da falta de ambição, do contentamento com as coisas simples
sempre sob a proteção divina, ao estilo de outras produções similares
como «Uma casa portuguesa», «Um lar português», etc..