-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

O meu xaile

Amadeu do Vale / Vitor Ramos
Repertório de Hermínia Silva

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*

Como havia arraial na Mouraria
Vesti a blusa nova e pus um xaile
Um xaile que eu estreei naquela dia
P’ra ir com o meu rapaz ao baile

Esperei por ele no sítio do costume
Como era já noite alta que não vinha
Movida p’lo orgulho e p’lo ciúme
Dispus-me a ir ao baile e fui sozinha

De súbito, senti puxar p'lo xaile
E ouviu-se nessa altura uma cantiga
E vi o meu rapaz entrar no baile
De braço dado a outra rapariga


Tremi de indignação naquele instante
Mas tive dignidade e dominei-me
E com meu xaile novo e arrogante
Sai do baile só e afastei-me

Nem gestos, nem palavras se trocaram
E o baile continuou sempre animado
Somente nossos olhos se encontraram
E viram que este amor tinha acabado

Alguns meses depois voltei ao baile
Mas dessa vez então dancei com ele
Com outra blusa nova e outro xaile
Saí do arraial p'lo braço dele