-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Lugar vazio

Fernando Farinha / Alberto Correia 
Repertório de Tony de Matos 
Embora não haja a certeza sobre quem o cantou pela primeira vez, pensamos que foi (provavelmente o próprio Fernando Farinha), este fado-canção constituiu um grande êxito de Tony de Matos. Contudo, a letra foi originalmente escrita para ser cantada por uma mulher.
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*


É de noite que me lembro 
De tudo o que eu tinha 
Ao deixar-te abandonada
Deitada, sózinha;
Lembro aquela felicidade 
Que um dia foi minha 

Chego a julgar-me a teu lado
Contigo deitado 
Procuro na escuridão
Mas o teu lugar vazio;
Está tão vazio e tão frio 
Como esse teu coração 

Olhando a tua moldura 
Deduzo por fim 
Que ambos sofremos o mesmo 
Destino ruim 
Falta nela o teu retrato 
E faltas-me tu a mim

De notar, por mera questão de rigor, que, na adaptação a voz masculina, a substituição d
e «minha» por «tua», no último verso da primeira estrofe, faz com que este deixe de rimar com «Sozinha», como acontece na estrofe simétrica, em que «Ruim» rima com «mim». Porém, ao ouvir, quase não se dá por isso.