-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

A pedra da calçada

Letra de Frederico de Brito
Desconheço se esta letra foi gravada.
Publico-a na esperança de obter informação credível
Letra publicada no livro de Fernando Cardoso *Poetas Populares* 
Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado

Arrancada, desprezada
Uma pedra da calçada
Posta ao canto duma rua
Lembrou o mundo ruim
E pôs-se a contar assim
Os transes da vida sua

Eu sou de serras distantes
Onde as fontes, sussurrantes 
P’la noite velha adormecem
E vim p’ra cidade enorme
Onde nem a noite dorme 
E os homens não se conhecem

Sobre mim, passaram nobres
Sobre mim, dormiram pobres 
Vi risos maus; dores sublimes
Salpicaram-me, no entanto
Com tristes gotas de pranto 
E negro sangue de crimes

Eu vi riquezas mentidas
E vi misérias escondidas 
Vi honra e devassidão
Guardei-me dos homens falsos
Debaixo dos pés descalços 
Dos pobrezinhos sem pão

E aquela pedra sombria
Muito negra, muito fria 
Com um desgosto profundo
Deixou-se ficar ali
Não por vergonha de si 
Mas por vergonha do mundo