-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Trigueirinha

António Vilar da Costa / Jorge Fernando
Repertório de Jorge Fernando
Curiosamente, este fado-canção tem duas músicas
Foi uma criação de António Mourão com música de Arlindo de Carvalho
Atualmente é cantado com música de Jorge Fernando
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*

-
Trigueirinha d’olhos verdes 
Vê lá se perdes teu ar trocista
Com tua graça travessa 
Perde a cabeça qualquer fadista

Se és cantadeira de brio 
Vem cantar ao desafio
Mas toma tino
Não dês um passo mal dado
Porque o teu xaile traçado 
Já traçou o meu destino

Bate o fado trigueirinha
Dá-me agora a tua mão
Trigueirinha acerta o passo
No bater do coração

Ensina-me uma cantiga de amor 
Que diga coisas do fado
Uma cigana que amava 
Como eu gostava de ser amado

Ao trinar desta guitarra
Se desfez aquela amarra 
Que me prendeu
Que triste fado afinal
Tu é que fizeste o mal 
E quem o paga sou eu