-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Galgo de corrida

Maria Manuel Cid / Joaquim Campos *fado rosita*
Repertório de António Melo Correia
Título original: Ao meu galgo de corrida
Livro *Poetas do Fado Tradicional
De Daniel Gouveia e Francisco Mendes

Ao meu galgo de corrida
Quando morrer vou deixar
A trela que toda a vida
Lhe custou a suportar

O velho cesto de vime 
Onde guardei a coleira
O Maioral que o arrime 
À chama duma fogueira

E do canil, o portão 
Que mandei aferrolhar
Ordeno ao meu Abegão 
Que o abra de par em par

A vara que sempre pus 
Por respeito, à cabeceira
Partida fará a cruz 
Do meu caixão de madeira

E se for ,na realidade 
Esta vontade cumprida
Ganhará a liberdade 
O meu galgo de corrida