-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Fui ao baile

Amadeu do Vale / Fernando Carvalho
Versão do repertório de Fernanda Batista
Criação de Maria José da Guia na revista *Saias curtas*
Teatro Maria Vitória 1953
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção


Vesti a blusa nova 
Estreei o meu xaile 
Para contigo ir ao baile 
E dançar juntinha a ti 
E até, p'ra tu me achares 
Mais airosa e vistosa 
Pus no cabelo uma rosa 
E chinelinha no pé 

Mas mal entraste
Bem vi que falaste 
Co'a Rosa Maria 
Aquela que namoraste 
Na Rua da Mouraria 
P'ra não te dar 
O prazer de mostrar 
Todo o meu azedume 
Tirei o xaile, calei-me
E afastei-me sem um queixume 

Fingi não ver e fui dançar 
Com um rapaz 
Que me andava a fazer 
Um namoro a valer 
P'ra comigo casar 
Julgavas ter com quem brincar 
Mas vê bem como tu te iludiste
Quando no baile me viste 
Nos braços dum outro a bailar 

Saí depois do baile 
Era já madrugada 
Mas desta abraçada
Já a outro e não a ti 
E sei que tu e a Rosa Maria 
Se riram 
Quando na rua assistiram 
Ao abraço que eu lhe dei 

Como é costume
Bem vi no azedume 
Do vosso embaraço 
Que os torturava o ciúme
Por ir com outro p'lo braço 
E vi depois zangarem-se os dois
Porque tu lhe disseste 
Que estavas desiludido 
E arrependido do que fizeste