-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Sinal da cruz

Linhares Barbosa / Maximiano de Sousa e Ferrer Trindade
Repertório de Max
Este foi um dos primeiros sucessos de Max que, além de o cantar
foi também co-autor da música, juntamente com Ferrer Trindade.
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*

Na pequena capelinha
Da aldeia velha e branquinha
Dei à Maria da Luz
Uma cruz de pôr ao peito
E um juramento foi feito
Pelos dois, sobre essa cruz

Juro ser tua: disse-me ela
Eu disse: juro ser teu
Pelos vitrais da capela
Entrava a bênção do céu

Passavam-se os meses
O tempo corria
E todas as vezes 
Que eu via a Maria 
Sózinha e menina
Dizia-lhe assim: Maria da Luz
Tu és para mim, o sinal da cruz
Da cruz pequenina

Mas um dia, há sempre um dia
Que nos rouba a fantasia
Maria entrou na capela
Esquiva, pé ante pé
E o meu símbolo de fé
Não brilhava ao peito dela

Quis perguntar-lhe p’la jura
Porém, de fé já perdida
Vi que não vinha segura
Tinha outra cruz na vida

Passaram-se os meses
P tempo corria
E todas as vezes, 
Que eu via a Maria
Com más companhias
Dizia-lhe assim: Maria da luz
Tu és para mim, o sinal da cruz
Da cruz dos meus dias