César
d'Oliveira / Rogério Bracinha / Paulo Fonseca / João Nobre
Repertório de Fernanda Batista
Criação de Fernanda Batista na revista *Ena, já fala*
Teatro ABC em 1969Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*
Declamado
Eu trago a vida suspensa
Eu trago a vida suspensa
Nas cordas duma guitarra
Mas oiço com indif'rença
Mas oiço com indif'rença
Quando me vêm dizer
Naquela ideia bizarra
Naquela ideia bizarra
De eu não cantar p'ra viver
Oh Júlia... trocas a vida p'lo fado
Oh Júlia... trocas a vida p'lo fado
P’lo fado, esse malandro vadio
Oh Júlia... olha que é tarde, toma cuidado
Oh Júlia... olha que é tarde, toma cuidado
Leva o teu xaile traçado
Porque de noite faz frio
Oh Júlia... andas co’a noite na alma
Tem calma, 'inda te perdes p'ra aí
Oh Júlia... se estás no mundo vencida
Oh Júlia... se estás no mundo vencida
Não finjas gostar da vida
Que ela não gosta de ti
Não fales coração
Não fales coração
Tu és um tonto sem razão
Viver só por se querer não chega a nada
Aceito a decisão
Que os fados trazem ao nascer
Todos nós temos que viver de hora marcada
Se Deus me deu a voz
Viver só por se querer não chega a nada
Aceito a decisão
Que os fados trazem ao nascer
Todos nós temos que viver de hora marcada
Se Deus me deu a voz
Que hei-de eu fazer senão cantar
O fado e eu a sós queremos chorar
Eu fujo não sei bem de quê
O fado e eu a sós queremos chorar
Eu fujo não sei bem de quê
Do mundo ou de ninguém, talvez de mim
Mas oiço alguém dizer-me assim
Não há fadista atual chamada Júlia que não cante este fado. Compreende-se.
Está escrito na primeira pessoa, o vocativo «Ó Júlia» introduz um diálogo
que «dá muita vida» a este fado.
Ainda por cima, contém alguma profundidade filosófica pouco usual
(… Se estás no mundo vencida / Não finjas gostar da vida / Que ela não gosta de ti)
e um confessionalismo algo torturado
(… Eu fujo não sei bem / De quê, do mundo ou de ninguém / Talvez de mim…)
que se aliam muito bem ao Fado, aliança a que não é alheia a música que o maestro
João Nobre teve de compor para nela «encaixar» esta letra tão diversificada em termos
métricos. Atualmente, não se ouve a introdução declamada, e é pena.