-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Carta do expedicionário

Linhares Barbosa / Alberto Ribeiro 
Repertório de Alberto Ribeiro 

Angra do Heroísmo, Açores
Quarta-feira 6 de Agosto
Minha mãe, estou no meu posto
Portugal tem defensores


Isto é um jardim de flores 
Como outro mundo não tem
Terra de sonho... porém 
Para falar-lhe a verdade
Ando cheio de saudade
Minha boa e santa mãe

É a pátria, felizmente 
Que dos seus braços me aparta
Não chore ao ler esta carta 
Que pode crer, estou contente

Não é só o Continente 
Que é Portugal, é todo ele
A Terceira, São Miguel 
Corvo, São Jorge, Graciosa
Mas falando de outra coisa
Beije por mim a Isabel

Diga-lhe que me desgosta 
Estar aqui há três meses
Já lhe escrevi cinco vezes 
Sem ter obtido resposta

Posso jurar que ela gosta 
Só de mim, de mais ninguém
Mas saber-me-ia tão bem 
Ter notícias qualquer dia
Diga-lhe que, todavia
Aceite beijos, também

Tem graça! mesmo só visto 
Chegou agora o correio
E um maço de cartas veio 
Da Isabel, tudo isto

P'las cinco chagas de Cristo 
Sinto na alma um tropel
A boca sabe-me ao mel 
Dos beijos dela e dos seus
Sem mais minha mãe, adeus
Do seu filho Manuel