-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Quadras à desgarrada

De Gabriel de Oliveira
Transcritas do livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional* 
de Daniel Gouveia e Francisco Mendes

1.ª cantadeira
Em vossa honra, senhores 
Já que fui tão bem tratada
Desafio os cantadores 
A cantar à desgarrada

1.º cantador
Sem que queira dar nas vistas 
Aceito o repto lançado
Um fadista, onde há fadistas 
Não pode ficar calado

2.ª cantadeira
Sou das fadistas mais novas 
Sou da nova geração
Mas nunca me nego a provas 
Contra fadistas que o são

2º cantador

A minha pobre garganta 
Já não tem a voz de outrora
Mas quando canta, ainda canta 
Ao pé das vozes de agora

3.ª cantadeira

Sigo a antiga tradição 
Das cantigas ao despique
Sou dum bairro de eleição 
Nasci em Campo de Ourique

3.º cantador
Não cedo o melhor lugar 
Pertence-me a primazia
Pois venho representar 
O Bairro da Mouraria

4.ª cantadeira
Depreciar não pretendo 
Cantador de tanta fama
Sou bem nova mas defendo 
O velho Bairro de Alfama

4.º cantador

Entre fadistas de lei 
Com meu concurso não falto
Tenho orgulho em ser da grei 
Nascido no Bairro Alto

Para finalizar

Cantámos ao desafio 
Como fadistas leiais
Onde há fadistas de brio 
Nunca pode haver rivais