-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Desfolhada

Ary dos Santos / Nuno Nazareth Fernandes
Interpretado por Simone de Oliveira 
Festival RTP 1969 - 1°lugar

Corpo de linho, lábios de mosto
Meu corpo lindo, meu fogo posto
Eira de milho, luar de Agosto
Quem faz um filho fá-lo por gosto

É milho-rei, milho vermelho
Cravo de carne, bago de amor
Filho de um rei que sendo velho
Volta a nascer quando há calor

Minha palavra 
Dita à luz do sol nascente
Meu madrigal de madrugada
Amor amor amor amor 
Amor presente
Em cada espiga desfolhada

Minha raiz de pinho verde
Meu céu azul tocando a serra
Oh minha água e minha sede
Oh mar ao sul da minha terra

É trigo loiro, é além tejo
O meu país neste momento
O sol o queima, o vento o beija
Seara louca em movimento

Olhos de amêndoa, cisterna escura
Onde se alpendra a desventura
Moira escondida, moira encantada
Lenda perdida, lenda encontrada

Oh minha terra, minha aventura
Casca de noz desamparada
Oh minha terra, minha lonjura
Por mim perdida, por mim achada