-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

A luz do Castelo Picão

Artur Soares Pereira / Popular *fado das horas*
Repertório de Daniel Gouveia
Este tema aparece com o títiulo *Maria da Luz* no livro
*Poetas do Fado-Tradicional* de Daniel Gouveia e Francisco Mendes

No velho bairro de Alfama
Em tempos que já lá vão
Tive uma gaja da trama
A Luz do Castelo Picão

A Luz era uma gaiata 
Filha de um beijo qualquer
Mais tarde foi a mulher 
Que eu cantei em serenata
À luz do luar da prata 
Vi o seu olhar em chama
Com a luz que ele derrama 
O meu peito iluminei
Nessa noite em que a beijei
No velho bairro de Alfama

Comprei logo uma samarra 
Calças à boca de sino
Cantei o Alexandrino 
Acompanhado à guitarra
Depois entrei numa farra 
Quis armar-me em fanfarrão
Mas fui parar à prisão 
Por ter naifado um rufia
Só p’ra mostrar valentia
Em tempos que já lá vão

Na Rua de São Miguel 
Onde a ia namorar
À Luz, alguém foi chibar 
Que eu parava num bordel
Ela armou tal aranzel 
Que se ouviu em toda a Alfama
Mas um fadista com fama 
Tem de ter uma rameira
E na Rua da Regueira
Tive uma gaja da trama

E quando a Luz se apagou 
Na Rua do Paraíso
Quase perdi o juízo 
E toda a Alfama a chorou
Aquela que tanto amou 
Este fraco rufião
Fez de mim um valentão 
E nisso tenho vaidade
Mas eu choro de saudade
A Luz, do Castelo Picão