-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

No cavalo de D. José

Carlos Baleia / Nuno Nazareth Fernandes
Repertório de Jorge Batista da Silva


Se eu tivesse um cavalo 
Como tem o D. José
Haveria de levá-lo 
Até ao Cais do Sodré

Em valente cavalgada 
Com garbo, com altivez
Ia ver como mudada 
Está Lisboa do Marquês

Não ficaria parado 
A olhar pró rio, ausente
No meio da Praça, especado 
A ver passar tanta gente

A trote, no meu formoso corcel
Punha um ar de fidalgote
Ou de toureiro em cartel;
Capote de bom corte e a rigor
Eu ficaria no lote
De cavaleiro e senhor;
Quixote, mas lusitano nascido
Eu iria pela cidade
Onde o fado tem vivido;
Pinote, não me deitaria ao chão
Pois eu cavalgo à vontade
Na sela da ilusão


Dava um salto à Madragoa  
Bairro Alto, Alfama e Bica
E a galopar por Lisboa 
Inda iria até Benfica

Ao cavalo eu mostraria 
O muito que tem perdido
Por nunca na Mouraria 
Ter sequer um fado ouvido

E cansado da jornada 
Depois de tanto laré
Devolveria a montada 
Ao senhor rei D. José