Armando Neves / Miguel Ramos *fado margarida*
Repertório de Margarida Pereira
Há várias «Margaridas» sobre a terra
No seio de infinitos horizontes
Mas a que mais pureza e encanto encerra
É bem a Margarida, a flor dos montes
Margarida do monte, a flor modesta
Mas a que mais pureza e encanto encerra
É bem a Margarida, a flor dos montes
Margarida do monte, a flor modesta
Das castas Julietas, das Ofélias
Corpo de cortesã e alma honesta
Corpo de cortesã e alma honesta
Foi Margarida, a «Dama das Camélias»
Mas, doutra Margarida, agora conte
Mas, doutra Margarida, agora conte
A modéstia gentil e graça tanta
A eterna «Margarida vai à fonte»
Da formosa canção que o povo canta
De tantas «Margaridas», com certeza
A Margarida sou que menos vale
Singela cantadeira portuguesa
Margarida do Fado em Portugal
A eterna «Margarida vai à fonte»
Da formosa canção que o povo canta
De tantas «Margaridas», com certeza
A Margarida sou que menos vale
Singela cantadeira portuguesa
Margarida do Fado em Portugal
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*
A letra que deu origem à música com o mesmo nome, Fado Margarida, composta pelo violista
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*
A letra que deu origem à música com o mesmo nome, Fado Margarida, composta pelo violista
Miguel Ramos, é a que se segue. Reina grande confusão ao nomeá-la, pois há quem lhe chame
«Fado Margaridas», alegando ser a flor mencionada no plural. Mas também é mencionada
no singular e, se outros argumentos faltassem em favor de quem lhe chama, quanto a nós
correctamente, «Fado Margarida», existe a referência, na declaração de registo:
«expressamente escrito para Margarida Pereira» (fadista de alguma notoriedade, na época).
De resto, era uso, nos fados dedicados a uma determinada pessoa, dar-lhes por título
«Fado Margaridas», alegando ser a flor mencionada no plural. Mas também é mencionada
no singular e, se outros argumentos faltassem em favor de quem lhe chama, quanto a nós
correctamente, «Fado Margarida», existe a referência, na declaração de registo:
«expressamente escrito para Margarida Pereira» (fadista de alguma notoriedade, na época).
De resto, era uso, nos fados dedicados a uma determinada pessoa, dar-lhes por título
o nome dessa pessoa (Fado Olga, Fado Aracélia, Fado Helena, etc.).
Seja como for, tornou-se uma das músicas mais populares em Fado, cantada com
Seja como for, tornou-se uma das músicas mais populares em Fado, cantada com
variadíssimas letras. Poéticamente, é um madrigal, com recurso a algum artificialismo
e rebuscamento, quanto a nós, pouco fadístico. Fica aqui registada, para memória futura
de quem canta seja que letra for no Fado Margarida.