-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Troca por troca

Domingos G. Costa / Aramando Machado *fado licas*
Versão do repertório de Arminda da Conceição

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*


Hoje que te perdi mas que não esqueço
Nosso amor que em má hora desprezaste
Faz-me um favor apenas que te peço
Dá-me somente aquilo que levaste

Dá-me as juras d’amor que te jurei
Na febre de te querer, perdida e louca
Que em troca, com prazer, te entregarei
As mentiras que ouvi da tua boca

Dá-me os beijos d’amor que hoje maldigo
Amor que me tornou a vida agreste
Eu quero devolver-te por castigo
Os beijos venenosos que me déste

Após tudo trocado, há um favor
Que te quero rogar por caridade
Troca-me o teu desprezo por amor
E vem matar, amor, esta saudade
- - -
- - 
-
VERSÃO ORIGINAL

Hoje que te perdi mas que não esqueço
Aquele falso amor que me juraste
Apenas um favor hoje te peço
Dá-me apenas aquilo que levaste

Dá-me as juras de amor que te jurei
Na febre de te querer, perdida e louca
Que em troca eu também te entregarei
As mentiras que ouvi da tua boca

Dá-me aquela risonha mocidade
Perdida atrás de um sonho encantador
Que eu te darei, depois, toda a maldade
Que me deixaste, em vez dum puro amor

Após tudo trocado, há um favor
Que te quero rogar por caridade
Troca-me o teu desprezo por amor
E vem matar, amor, esta saudade