-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
<> 7.370 LETRAS <> 3.429.000 VISITAS <> AGOSTO 2024 <>
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*

Meu português marujinho

Mário Raínho / Fernando Ribeiro
Repertório de Alice Pires


Quando Deus criou o mar
Logo pensou, quando o fez
Tenho agora que criar
Um marujo português

Faz-me ao mar a força viva
Deste português de fé
Nau duma esperança festiva
Que não andou à deriva
Como a arca de Noé

Meu português marujinho
Infante de muitas rotas
Quantas paisagens remotas
Colheste pelo caminho
E do mar ao regressar
Num porão de caravela
Trazias cheiro a canela
Com mistura de cravinho


Venceste o Adamastor
Com essa fé que sentias
Peito erguido sem temor
Nas caravelas dos dias

O olhar, perdido, em frente
Sentindo que o mundo o chama
Assim foste ao Oriente
A esse cais de nova gente
Nas naus de Vasco da Gama

Gaivota, sonho em viagem
que um dia regressa ao ninho
Sobre o convés da coragem
Meu português marujinho