-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Contradições

Mote Popular / Glosa de Linhares Barbosa
Desconheço se esta letra foi gravada.
Transcrevo-a na esperança de obter informaçâo credivel

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*

Dizem que as mães querem mais
Ao filho que mais mal faz
Por isso eu te quero tanto
E tantas mágoas me dás


Cai um filho no pecado 
Nas ruas da perdição
Logo a mãe lhe traz perdão 
Como que a um desgraçado
O seu olhar magoado 
Tem clarões celestiais
Os seus braços maternais 
Jamais o julgam ruim
Dos filhos que são assim
Dizem que as mães gostam mais

As mães, perante os vaivéns 
Dos filhos mau, infelizes
Nunca sabem ser juízes 
Sabem apenas ser mães
Eles, às vezes, os cães 
É que as imaginam más
A mãe é sempre tenaz 
No carinho, na concórdia
Bandeira de misericórdia
Do filho que mais mal faz

Vivem os nossos desejos 
Das mesmas contradições
Tu, só me dás ralações 
Eu, não te dou senão beijos
Sentes festivos lampejos 
Vendo meus olhos com pranto
Fazes-me sofrer, no entanto 
Perdoo, torno a perdoar
Tu só me fazes penar
Por isso eu te quero tanto

Há quem não te possa ver 
Por ver que tu me maltratas
E eu, mesmo que tu me batas 
Odeio quem mal te quer
Amor!... desgosto e prazer 
Angústia que satisfaz
??? 
Que é calma, que é desespero
Meu bem… eu tanto te quero
E tantas mágoas me dás