-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Biografia do fado

Letra e musica de Frederico de Brito
Repertório de Carlos Ramos

Perguntam-me p’lo fado, eu conheci-o
Era um ébrio, era um vadio 
Que andava na Mouraria
Talvez ainda mais magro que um cão galgo
E a dizer que era fidalgo
Por andar co'a fidalguia

O pai era um enjeitado
Que até andou embarcado
Nas caravelas do Gama
Um mal andrajado e sujo
Mais gingão do que um marujo 
Dos velhos becos d’Alfama

Pois eu... 
Sei bem onde ele nasceu
Que não passou dum plebeu
Sempre a puxar p’ra vaidade
Sei mais... 
Sei que o fado é um dos tais
Que não conheceu os pais
Nem tem certidão de idade

Perguntam-me por ele, eu conheci-o
Num perfeito desvario 
Sempre amigo da balbúrdia
Entrava na Moirama a horas mortas
E a abrir as meias portas 
Era o rei daquela estúrdia

Foi às esperas de gado
Foi cavaleiro afamado 
Era o delírio no entrudo
Naquela vida agitada
Ele que veio do nada 
Não sendo nada era tudo