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As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
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Fado da sina

Amadeu do Vale / Jaime Mendes 
Repertório de Hermínia Silva 
Criação de Hermínia Silva no filme O Homem do Ribatejo
de Henrique Campos. Cinema Politeama, 1946.
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*

Reza-te a sina 
Nas linhas traçadas na palma da mão 
Que duas vidas 
Se encontram cruzadas no teu coração 
Sinal de amargura
De dor e tortura, d'esperança perdida 
Indício marcado
De amor destroçado na linha da vida 

E mais te reza na linha do amor 
Que terás de sofrer 
O desencanto do leve frescor 
Duma outra mulher 
Já que a má sorte assim quis 
A tua sina te diz 
Que até morrer terás de ser 
Sempre infeliz 

Não podes fugir ao negro fado brutal 
Ao teu destino fatal 
Que uma má estrela domina 
Tu podes mentir às leis do teu coração 
Mas ai... quer queiras quer não 
Tens de cumprir a tua sina 

Cruzando a estrada da linha da vida 
Traçada na mão 
Tens uma cruz, a afeição mal contida 
Que foi uma ilusão 
Amor que em segredo
Nasceu quase a medo
P'ra teu sofrimento 
E foi essa imagem a grata miragem 
Do teu pensamento 

E mais ainda te reza o destino 
Que tens de amargar 
Que a tua estrela de brilho divino
Deixou de brilhar 
Estrela que Deus te marcou
Mas que bem pouco brilhou 
E cuja luz aos pés da cruz 
Já se apagou

No programa da Rádio e Televisão de Portugal «O Resto São Cantigas», o maestro Jaime Mendes 
contou que o realizador Henrique de Campos quis fazer uma antestreia em Santarém, sua terra natal.
Na altura em que Hermínia Silva acabou de cantar, o público rompeu em aplausos de tal forma que tiveram de parar o filme, rebobinar e repetir o fado.
Foi um dos maiores êxitos de Hermínia e incorporou-se, desde cedo, no repertório de outros fadistas, tanto homens como mulheres, o que não é muito habitual, pois, em princípio, tal só é possível quando o conteúdo das letras é independente do género de quem canta. 
Também não foi habitual porque o estilo de Hermínia era muito pessoal e por isso não deixou imitadores, sendo apenas este fado e «Velha Tendinha» os êxitos que dela foram replicados.