-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Leal amigo

Manuel Bogalho / João Maria dos Anjos
Repertório de Frutuoso França


O vento forte, soprava
E a minha casa se abriu
Nessa noite, a hora morta
Somente p’ra dar entrada
A um cãozito vadio
Que gemia á minha porta

Então, logo sem demora

Do animal fui tratar 
Estava bom no outro dia
Mas já se não foi embora
Quem sabe, p’ra me pagar 
O favor que me devia

Até que uma noite, os dois
Ao regressarmos a casa 
Numa rua bem estreitinha
Surge um grupo de ladrões
Armados, p’ra me roubar 
Decerto dinheiro que tinha

O cão por nada esperou
Saltando contra os bandidos 
Sózinho os fez recuar
Um tiro se disparou
E no chão, entre gemidos 
Morrera p’ra me salvar

Irracional coração
Por eu lhe ter dado afago 
Nessa noite de invernia
Morreu feliz, pobre cão
Somente por me ter pago 
O favor que me devia