-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Maneiras de ver

Letra de João da Mata
Desconheço se esta letra foi gravada
Transcrevo-a na esperança de obter informação credivel

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*


Eu vi bem que tu me viste
Mas não viste que eu te vi
E se eu te disser não crês
Na verdade, o que é mais triste
É que eu só te vejo a ti
E tu a mim não me vês

Não me vês porque ninguém
Pode ver quando não crê 
Naquilo que deve crer
Mas, vistas as coisas bem 
Há coisas que a gente vê 

E que era melhor não ver
Eu já vi o que desejas
Os meus tristes olhos lêem 
O mentir do teu olhar
Só lamento que não vejas
Aquilo que todos vêem 
Quando gostam de gostar

Mas, ai de ti, se te vejo
Na cegueira da conquista 
Aos olhos d’outras mulheres
Após ver o que desejo
Eu juro p’la minha vista 
Que hás-de ver o que não queres

Mas… perdoa-me por Deus
Perdoa a quem anda cega 
Por este mundo sozinha
Esmolando os olhos teus
E uma esmola não se nega 
A uma triste ceguinha