As 5.170 letras publicadas referem a fonte de extração, o que nem sempre quer dizer que os artistas mencionados sejam os seus criadores !!!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
<> POR FAVOR, alerte-me para qualquer erro que encontre <>
<> Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo, só todos juntos sabemos alguma coisa <> PAULO FREIRE
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Por motivos alheios à minha vontade, o motor de busca nem sempre responde satisfatóriamente *

* A seleção alfabética é da responsabilidade da blogspot !!!
* Caso necessite de ajuda envie a sua mensagem para: fadopoesia@gmail.com *
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ANTÓNIO ALEIXO


*Tributo a <> ANTÓNIO  ALEIXO <> o maior poeta popular português*
*Vila Real de Santo António 18-02-1899 <> Loulé 16-11-1949*

Peço ás altas competências
Perdão, porque mal sei ler
P'ra algumas deficiências
Que meus versos possam ter
---
Há luta por mil doutrinas!...
Se querem que o mundo ande;
Façam das mil pequeninas
Uma só doutrina grande
---
Da guerra, os grandes culpados
Que espalham a dôr na terra
São os menos acusados
Como culpados da guerra
---
Se fazes tudo ás avessas / Para que prometes tanto?
Não me faças mais promessas / Bem sabes que não sou santo
---
Não escolho amigos á toa / Sempre temendo algum perigo
Primeiro, escolho a pessoa / Depois, escolho o amigo
---
Sei que pareço ladrão / Mas há muitos que eu conheço
Que sem parecer o que são / São aquilo que eu pareço
---
Não sou esperto nem bruto / Nem bem nem mal educado
Sou apenas o produto / Do meio em que fui criado
---
Contigo em contradição / Pode estar um bom amigo
Duvida daqueles que estão / Sempre de acordo contigo
---
A vida é uma ribeira / Caí nela, infelizmente
Hoje vou, queira ou não queira / Aos trambolhões na corrente
---
Ser artista é ser alguém / Que bonito é ser artista
Ver as coisas mais além / Do que alcança a própria vista
---
A ninguém faltava o pão / Se este dever se cumprisse
Ganharmos em relação / Com o que se produzisse
---
Vinho que vai p'ra vinagre / Não retrocede o caminho
Só por obra de milagre / Volta de novo a ser vinho
---
Ao chamar-te inteligente / Ficaste desconfiado
Por ser um nome diferente / Dos que te têm chamado
---
O mundo só pode ser / Melhor do que até aqui
Quando consigas fazer / Mais p'los outros, que por ti

---
Se pedir, peço cantando / Sou mais atendido assim
Porque se pedir chorando / Ninguém tem pena de mim
---
Entre leigos ou letrados / Fala só de vez em quando
Que nós, ás vezes calados / Dizemos mais que falando
---
És um rapaz instruído / És um Doutor!... em resumo
És um limão que espremido / Não dá caroço nem sumo

---
Fui polícia, fui soldado / Estive fora da nação
Vendo jogo, guardo gado / Só me falta ser ladrão
---
São João, reparem nisto / Teve este grande condão
Ao batizar Jesus Cristo / Foi quem fez Cristo, cristão
---
Ontem rei, hoje sem trono / Cá nado outra vez na rua
Entreguei a roupa ao dono / E a miséria continua
---
Embora os meus olhos sejam / Os mais pequenos do mundo
O que importa é que eles vejam / O que os homens são no fundo
---
Que importa perder a vida / Na luta contra a traição

Se a razão mesmo vencida / Não deixa de ser razão
---
Vós que lá do vosso império / Prometeis um mundo novo

Calai-vos que pode o povo / Querer um mundo novo a sério
---
O pão que sobra á riqueza / Distribuido p'la razão
Matava a fome á pobreza / ainda sobrava pão
---
Pára-raios nas igrejas / É p'ra mostrar aos ateus
Que alguns padres que eu conheço / Não têm confiança em Deus
---
Quando a verdade os aterra / Querem a moral pregar
Prometendo no céu dar / O que nos roubam na terra
---
Eu não tenho vistas largas / Nem grande sabedoria
Mas dão-me as horas amargas / Lições de filosofia
---
Outras quadras se seguirão