-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Um fadista já cansado

Mote de Manuel Maria / Glosa de Carlos Conde
Popular *fado das horas*
Versão do repertório de Rodrigo
Este tema aparece com o título *Saudades do fado* 

Um fadista já cansado
Quando o passado lembrou
Abraçou uma guitarra
Não pôde cantar, chorou


Entrou, sentou-se e bebeu 
Um copo de vinho tinto
Enquanto que no recinto 
Uma guitarra gemeu
Tantas cantigas sei eu 
Tudo se ouviu menos fado
E o cantador desolado 
Começou por me dizer
Só tenho pena de ser 
Um fadista já cansado

Criei nome, dei nas vistas 
Conquistei fama e ovações
Mas não a cantar canções 
De envergonhar os fadistas
Ganhei fama nas conquistas 
Da boémia, que passou
Sei quem fui, sei que não sou 
Um cantador presumido
Disse-me ele entristecido
Quando o passado lembrou

E prosseguiu, quando entrei 
Entrei com mil ansiedades
E se vim matar saudades 
Com mais saudades fiquei
Envelheci, mas é lei 
Da fadistagem bizarra
Ter fé, ter alma, ter garra 
P'ra cantar até à morte
E falando desta sorte 
Abraçou uma guitarra

E cingiu com mão amiga 
Ao lado esquerdo do peito
Aquele instrumento eleito 
P'la fadistagem antiga
Lembrou-se duma cantiga
Que outrora o celebrizou
Mas a emoção embargou 
Toda a sua voz amena
E o pobre cheio de pena
Não pôde cantar, chorou