-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Soldado do fado

Frederico de Brito / Frederico Valério
Repertório de Herminia Silva


Vestiram-me uma samarra 
Toda assim a dar nas vistas
E deram-me esta guitarra 
Que é a arma dos fadistas

Pus-me a cantar e dei brado 
Um hino, uma prece, com altivez
Pois quando se canta o fado
Um homem não esquece que é português

Minha mãe, jurei bandeira
No regimento do fado
Embora queira ou não queira
Sou fadista, sou soldado

Eu vou bater-me na guerra 
Do fado, meu companheiro
Que partiu da nossa terra 
E deu volta ao mundo inteiro

Soldado, embora miúda 
Defendo essa canção bem nacional
Que o fado p'ra mim é tudo 
É o coração de Portugal