-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Lusitana

Letra e musica de Fausto Bordalo Dias
Repertório de Mafalda Arnauth

Doce e salgada
Ó minha amada... ó minha ideia
Faz-me grego e romano
Tu gingas à africano... como a sereia
Ó bailarina, ó columbina
És a nossa predileta 
De prosadores e poetas
Dos visionários
Quem te vê ama de vez
Nómadas e sedentários
Ó pátria lusa, ó minha musa
O teu génio é português

Doce e salgada
Ó minha amada... das epopeias
Tu és toda em latim
E a mais mulata sim... das europeias
Ó bailarina, ó columbina
Do profano matrimónio
Nas andanças do demónio
Bela e roliça
Dança a chula requebrada
A minha canção é mestiça
Ó pátria lusa, ó minha mus
O teu génio é português

Teu génio meigo e profundo
É deste tamanho do mundo
Sentimental como eu
Dois corações pagãos
São de Apolo e Orfeu
Guarda-nos bem fraternais
No teu chão, no teu colo 
De sonhos universais

És o nosso almirante
Terna mãe de crioulos
Cuida da nossa alma errante
Nós só queremos teu consolo

Doce e salgada
Ó minha amada... da companhia
És um caso bicudo
Tu és o mais que tudo da confraria
Ó bailarina, ó columbina
Tu és a nossa doidice
Meiga amante de meiguices
Eu te proclamo, eu te proclamo
Quem te vê ama de vez
E a verdade é que eu te amo
Ó pátria lusa, ó minha musa
O teu génio é português