-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

* 7.140 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS * FEVEREIRO 2024

. . .

Noite de Natal

Francisco Santos / Frutuoso França
Repertório de Frutuoso França


Na noite de natal, alegre, abençoada
À Luz duma candeia, em tosco pardieiro
Na franca comunhão da sua consoada
Estava a companheira e a filha do mineiro

O mineiro sorria, afagando o corpinho
Da sua linda filha, o seu maior tesoiro
E ela disse, a pular; eu queria, meu paizinho
Em vez duma boneca, uns lindos brincos d’oiro

Com brinquinhos, decerto, eu tinha outra figura
E já podia andar a par d'outras pequenas
Na mina onde trabalhas, o oiro é com fartura
Não deve fazer falta um bocadinho apenas

O mineiro tremeu, beijando a pequenina
E disse: meu amor, vais prestar atenção
O oiro, esse metal que vou tirar na mina
Pertence a outra gente: e o pai não é ladrão

E a filha ao ver que o pai chorava sobre si
Exclamou a sorrir; vamos, tenha juízo
Chorar não vale a pena, eu já compreendi
Que o oiro não faz falta, o pão é que é preciso