-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Fado intervenção

João Gigante Ferreira / Tino Flores
Repertório de Helena Sarmento

São de fome e de marfim
Estes olhos moribundos
Uma terra e tantos mundos
No mundo que existe em mim

Deitados no pó da morte 
Sem ter Deus por companhia
Sempre noite em pleno dia 
Este-oeste, sul ou norte

É da guerra que te canto 
E da fome que há no mundo
É deste sofrer profundo 
Que do mártir faz um santo

Santo inútil e gelado 
As botas marchando a par
Eco de armas de matar 
Com sangue, escrevendo fado

Se canto do coração 
Um sofrer habituado
Dizem que é pequeno o fado  
O fado do coração

Eu também existo em mim 
Se morro também sou eu
E a morte é sempre um breu 
Sem asas de Serafim

Que cante um fado de guerra 
Que cante o do coração
É sempre de intervenção 
Se a voz me sabe a terra