-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Fado manguela

Ary dos Santos / José Mário Branco 
Repertório de Carlos do Carmo 

O Porto é porta do meu rio 
Douro-viagem, Douro-casario 
Ganhei-o e perdi-o na ponte desafio
 
Água de barro correndo 
Lavando o corpo do Barredo 
Mágoa que foste crescendo 
Numa cidade sem medo 

No gosto do meu sarrabulho 
Eu fiz das tripas coração
E depois comi barulho 
Só por ter dito que não

O Porto não é só Ribeira
É Miragaia, Bessa, Fontaínhas 
Mas tem esta maneira 
De as ruas serem minhas 

Parto de um rio de vinho aportado 
Há quanto tempo estás ancorado 
Ai!... não te esqueças do mar a teu lado 
Porto dormido, Porto acordado;
Porto perdido mas encontrado

Agora sim, sei da ternura
Que tu me dás em cada palavrão
Tão verde e tão madura
Alho-porro, São João

Alma de um rio às portas do mar 
Foz dos meus olhos, grandes janelas
Onde se põe a tristeza a secar
Roupas de dentro, coisas singelas
Na corda bamba dos teus manguelas

O Porto não é só Ribeira
É Miragaia, Bessa, Fontaínhas
Mas tem essa maneira 
De jogar ás fintinhas