-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Alfacinha de gema

Eduardo Damas / Manuel Paião
Reportório de Deolinda Rodrigues


Subo o Chiado à tardinha
Vejo as marchas n’avenida
Bebo o café no Rossio
E é esta a minha vida

Vou aos retiros de fado
Chorar a dor e a virtude
E levo sempre uma vela
À Senhora da Saúde

Sou Alfacinha da Gema
Sou do Largo dos Trigueiros
Ali bem junto da Baixa 
Com varandas e craveiros

Sou Alfacinha da Gema
Eu amo Lisboa inteira
E creio até que ‘inda choro 
Pela Praça da Figueira

Gosto da Rua do Ouro
Do Arco da Dona Augusta
E das Ruínas do Carmo 
Juntinhas a Santa Justa

E como eu gosto, Meu Deus
Das janelas com craveiros
Á luz do sol da tardinha 
Lá no Largo dos Trigueiros

Vou ao Parque ver revista
E podem ter a certeza
Que o espetáculo que eu gosto
É a Revista à Portuguesa

Amo muito a minha baixa
E sofro ao pensar que um dia
Depois da Graça e do Arco
Me levam a Mouraria