-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Casinha portuguesa

Letra de Henrique Rego
Desconheço se esta letra foi gravada
Transcrevo-a na esperança de obter informação credível
Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Tenho cravos à janela
Violetas no quintal
Quem tem flores tem amores
Nas terras de Portugal

Vem comigo Joaninha 
Joaninha d’olhos verdes
Pois não sabes quanto perdes
Em não ver essa casinha;
Toda a beleza se aninha
Em redor e dentro dela
E para enfeitar-te, donzela 
Teu colo de espuma e rosas;
De pétalas cetinosas
Tenho cravos à janela

Fica perto duma fonte
De água límpida, cantante
E que canta a todo o instante
As odes de Anacreonte;
Não há ninguém que te aponte
Neste meu torrão natal
Casinha mais divinal 
E que tenha com mais graça;
Entre o trevo que se enlaça
Violetas no quintal

Quatro casinhas pequenas 
A minha casinha tem
Mas há poemas, também 
Com quatro versos, apenas;
Goivos, dálias, açucenas 
Num labirinto de cores
Engrinaldam, dão frescores
À minha alegre vivenda;
Que tem por simples legenda
Quem tem flores tem amores

Já no teu olhar diviso 
Que deves vê-la, decerto
Como um paraíso aberto
No terrestre paraíso;
Até mesmo profetizo 
Que o nosso amor, sem igual
Nessa casinha ideal
De imaculada brancura;
Há-de vibrar de ventura
Nas terras de Portugal