-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Fado do estudante

José Galhardo / Raúl Ferrão / Raúl Portela
Versão do repertório de João Braga 
Criação de Vasco Santana no primeiro filme sonoro  feito em Portugal, 
A Canção de Lisboa, em 1932 (A Severa, de Leitão de Barros
foi sonorizado em França). 
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*

Que negra sina, ver-me assim 
Que sorte vil, degradante 
Ai que saudade eu sinto em mim
Do meu viver de estudante 

Nesse fugaz tempo de amor 
Que dum rapaz é o melhor 
Era um audaz conquistador das raparigas 
De capa ao ar, cabeça ao léu
Só para amar vivia eu 
Sem me ralar e tudo mais eram cantigas 

Nenhuma delas me prendeu 
Deixá-las eu, era canja 
Até ao dia em que apareceu
Essa traidora da franja 

Sempre a tenir, sem um tostão
Batina a abrir por um rasgão 
Botas a rir, um bengalão e ar descarado 
A vadiar com outros mais 
Ia dançar prós arraiais 
P'ra namorar, beber, folgar, cantar o fado 

Recordo agora com saudade
Os calhamaços que eu lia 
Os professores, a faculdade
E a mesa de anatomia 

Invoco em mim 
Recordações que não têm fim 
Dessas lições frente ao jardim 
Do velho campo de Santana 
Aulas que eu dava e se estudasse 
Ainda estava nessa classe 
A que eu faltava sete dias por semana 

O fado é toda a minha fé 
Embala, encanta e inebria 
Pois chega a ser bonito até 
Na rádio ou telefonia 

Quanto é tocado com calor
Bem atirado e a rigor 
É belo o fado
Ninguém há quem lhe resista 
É a canção mais popular
Tem emoção faz-nos vibrar 
E eis a razão de eu ser doutor 
E ser fadista

É difícil dizer se foram alguns fados-canção verdadeiramente geniais que ajudaram ao enorme 
êxito dos filmes portugueses desta época, ou se foram estes filmes da idade de oiro do cinema português que deram visibilidade, audibilidade e perenidade a fados como este.

Certo é que, hoje em dia, já não se estuda Medicina no Campo de Sant’Ana, os estudantes já não andam de capa e batina senão em dias muito especiais ou quando atuam em tunas já ninguém usa bengalão, mas este fado ouve-se com frequência e sempre com agrado.