-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Daqui houve nome, Portugal

Letra e musica de José Mário Branco
Repertório de Rodrigo 
Este tema foi também gravado com o título *Recado ao Porto*


Nas margens 
Deste rio atormentado
É que está dependurado
O nome do meu país
Mistura 
Entre a fuga e a procura
Entre o medo e a loucura
Que estão na minha raiz

Meu Porto 
Muito mais vivo que morto
Tu recusas o conforto
De quem está morto de vez
Por isso 
Eu te canto este fado
Porque vivo atormentado
Como o rio que te fez

Daqui houve nome, Portugal
Aqui está tudo bem e tudo mal
Meu Porto
És o carinho que me tenho
És a ponte donde venho
Entre o mar e o quintal;
Daqui, eu fui embora sem vontade
Aqui eu renasci prá liberdade
Meu Porto
Deixa andar, nunca fiando
Que me dás de contrabando
A alegria e a saudade


Criança
Ris e choras de seguida
Mesmo quando a tua vida
É o assunto da anedota
Sentir
É o teu modo de existir
E és capaz de mentir
Só p’ra não fazer batota

Meu Porto
Revoltado e penitente
Invicto p’ra tanta gente
Só por ti és derrotado
Nas margens 
Do rio que te desflora
Há um vulcão que demora
E dorme sempre acordado