-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Sempre que Lisboa canta

Aníbal Nazaré / Carlos Rocha
Repertório de Carlos Ramos

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*


Lisboa cidade amiga 
Que és meu berço de embalar
Ensina-me uma cantiga 
Das que tu sabes cantar

Uma cantiga singela 
Daquelas de enfeitiçar
P'ra eu cantar à janela 
Quando o meu amor passar

Sempre que Lisboa canta
Não sei se canta, não sei se reza
A sua voz com carinho

Canta baixinho a sua tristeza
Sempre que Lisboa canta
À gente encanta sua beleza
Pois quando Lisboa canta

Canta o fado concerteza

Eu quero dar-te um castigo 
Por tanto te ter amado
Quero que cantes comigo 
Os versos do mesmo fado

Quero que Lisboa guarde 
Tantos fados que cantei
Para cantar-me mais tarde 
Os fados que lhe ensinei

As palavras em itálico pertencem a uma primeira versão, musicada por 
Mário José Lopes cuja partitura se desconhece e nunca foi gravada. 
Não obstante, na Sociedade Portuguesa de Autores ficou registada apenas 
a declaração de obra inicialmente musicada por Mário José Lopes qu
tinha por título «Quando Lisboa Canta».