-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Não sou poeta

Letra de Artur Soares Pereira
Transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Ao chamar-me poeta, trovador
Decerto formulou critério errado
Senhora: eu sou um simples amador
E apenas faço versos para o Fado

O chamar-me poeta é despertar
Em mim sonhos, quimeras, ilusões
Por me julgar capaz, já, de ombrear
Com o vate imortal que foi Camões

E tal como você, uma enfermeira
Que cumpre a sua sina redentora
Decerto considera brincadeira
Quando eu passo e a trato por Doutora

Entre nós, as distâncias são iguais
Pois tanto um como o outro está distante
E tinha de estudar mais, muito mais
Para atingir esse ponto culminante

Escute, pois, um conselho muito meu,
Que não tenho pretensões a ser profeta
Está tão longe de Doutora, como eu
Estou longe, também, de ser poeta

A uma enfermeira que passou a cumprimentar o autor com um 
«Bom dia, Sr. Poeta», depois de ouvir fados seus cantados num 
«Natal dos Hospitais» transmitido do Hospital de S. José, onde trabalhavam.
Confessando-se apenas letrista, o autor ainda tentou demover a colega
comprometendo-a com um «Bom dia, Sr.ª Doutora», mas a brincadeira 
só terminou quando lhe entregou estes versos.