-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Se eu fosse fado vadio

Letra de Lopes Vitor
Desconheço se esta letra foi gravada.
Transcrevo-a na esperança de obter informação credivel

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*


Se eu fosse o fado vadio
Alugava madrugadas
Dentro de velhas tipóias
E aceitava o desafio
Em forma de desgarradas
Com severas e rambóias

Se eu fosse o fado vadio
Tirava sangue das veias 
Para t’o dar com fervor
E no chão do desvario
Ficava paredes-meias 
No fogo do nosso amor

Se eu fosse o fado vadio
Era guitarra, lanterna 
Era xaile, era harmonia
Era a corrente de um rio
Alongado na caverna 
A correr prá Mouraria

Se eu fosse o fado vadio
Era sonho, era alvorada 
Medronho, rosa, silveira
Fazia da noite um rio
E morria, madrugada 
Lá no Cacau da Ribeira