-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

À vela

Letra de Frederico de Brito
Desconheço se esta letra foi gravada.
Publico-a na esperança de obter informação credivel

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*

Foi numa canoa à vela
De passeio até ao mar
Que eu estive a falar com ela
À sombra daquela vela
Que o vento fazia andar

Mais tarde, a uma janela 
Pus-me com ela a falar
Tinha luz o quarto dela 
A luz fosca duma vela
Que eu gostava de apagar

Julgando-me a sós com ela 
Pedi-lhe um beijo, a brincar
Mas a mãe, estava de vela 
Mesmo detrás da janela
A ouvir-nos conversar

De combinação com ela 
Lá construímos um lar
Ela ofereceu uma vela 
À santinha da capela
Onde nos fomos casar

A nossa vida foi bela 
Mas eu andava a pensar
Se há uma zanga com ela 
Ai amor que vais à vela
E não tornas a voltar

Pois ontem, por culpa dela 
Recolhi mais tarde ao lar
E ela ficou à janela 
Até se gastar a vela
P’ra depois me arreliar

Hoje, p’ra me vingar dela 
Fui toda a roupa empenhar
Ou passa a noite à janela 
Ou tem que dormir à vela
Sem nada p’ra se tapar