-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

O xaile

Letra de Artur Soares Pereira
Desconheço se esta letra foi gravada.
Transcrevo-a na esperança de obter informação credível

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*


Este meu xaile velhinho
Sobre os meus ombros traçado
Tem palmilhado o caminho
Que eu já palmilhei no Fado

Não o deixo um só momento 
É meu conselheiro e guia
Conto-lhe o meu sofrimento 
Conto-lhe a minha alegria

Põe meu peito em alvoroço  
Põe minha alma a vibrar
Sem ele, cantar não posso 
Sem ele, não sei cantar

É o meu maior amigo 
Na alegria ou desventura
Quando eu morrer vai comigo 
Para a minha sepultura

Se eu pudesse, bem à vista 
Na minha campa gravava
Aqui jaz uma fadista 
E o xaile com que cantava