-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Minha mãe é pobrezinha

Mote popular / Glosa de Linhares Barbosa / Popular *fado corrido*
Repertório de Fernando Maurício
Tema também referenciado com o título *Tonecas e Marianela*


Minha mãe é pobrezinha 
Não tem nada que me dar
Dá-me beijos, coitadinha
E depois põe-se a chorar 


Tonecas e Marianela 
Dois engraçados garotos
Foram sentar-se, os marotos 
Por sob a minha janela
Nisto diz ele p'ra ela;
Andas tão mal vestidinha!
Ando sim, mas não é minha 
A culpa de andar assim
A vida está tão 
ruim
Minha mãe é pobrezinha 

Tu nunca andaste calçada
Nunca tiveste sapatos
Ela baixou os gaiatos 
Olhitos, envergonhada
Tu nunca tiveste nada 
Uma corda p'ra saltar
Um arco para brincar
Um tambor, muitas bonecas!
Minha mãezinha, Tonecas
Não tem nada p'ra me dar

Gostaria de saber 
Porque nunca foste à escola?
A gente p'ra pedir esmola 
Não precisa saber ler!
Então onde vais comer? 
A casa duma vizinha!
Vou lá pela manhãzinha 
À noite vou lá também
E depois, a minha mãe

Dá-me beijos coitadinha 

Beijos são apenas beijos 
Tu perdoa que te diga
Se não enchem a barriga 
Não podem matar desejos!
Mas não sabem a sobejos 
Têm outro paladar!
Sabem ao doce manjar 
Dos mais ternos alimentos!
Minha mãe dá-mos aos centos 

E depois põe-se a chorar