-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Cantiga do charnequeiro

João Dias / Estevão José Machado *fado sem pernas*
Repertório de Rodrigo


Sou maltês e charnequeiro
Não tenho nada de meu
Trago um cão por companheiro
Que é tão pobre como eu

Respiro o sabor do mato 
E a restolhada das lebres
Tenho corpo de falcato 
P’ra galgar pedras e sebes

Procuro de monte em monte 
Castigos de magra jorna
Mato a sede em qualquer fonte 
Da água que o céu entorna

A foice que trago ao ombro 
Não é p’ra matar ninguém
Não há sombra nem assombro 
Quando um homem nada tem

Durmo no chão da campina 
Um alforge por travesseiro
É assim a minha sina 
De maltês e charnequeiro