-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Já te paguei por amor

Letra de Silva Tavares
Desconheço se esta letra foi gravada.
Transcrevo-a na esperança de obter informação credivel
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*

Já te paguei, por amor
Muito mais do que devia
Vê lá se fazes favor
De me dar a demasia


Faz agora p’lo São João 
Dois anos que te encontrei
E preso por ti fiquei 
De todo o meu coração
Tão preso que, desde então 
Tenho andado ao teu dispor
Comes bem, vives melhor 
 conta cá do morgado
E até o quarto alugado
Já te paguei, por amor

Vesti-te de lés a lés 
E hoje andas toda catita
Já botas saia de chita 
E chinelinhas nos pés
Vai fazer domingo um mês 
P’la Senhora da Agonia
P’ra levar-te à romaria 
Empenhei-me totalmente
E já devo a muita gente
Muito mais do que devia

Ora se isto não tem jeito 
Ainda menor jeito tem
Eu ter-te e não ter ninguém 
Pois durmo só no meu leito
Gozar fama, sem proveito 
Não há tolice maior
Vou falar ao siô prior 
P’ra me tratar do serviço
E tu vai pensando nisso
Vê lá, se fazes favor

Meu coração, rapariga 
Anda, por ti, numa chaga
E amor com amor se paga 
Diz uma velha cantiga
De resto, ninguém te obriga 
A pagar tudo num dia
Mas fiz mais do que podia 
E é justo que o reconheças
P’ra que ao menos não t’squeças
De me dar a demasia