-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Conselhos de minha mãe

Letra de João Linhares Barbosa
Esta será (talvez) a versão original da qual mais tarde nasceu 
o fado *DUAS LÁGRIMAS DE ORVALHO*.
Desconheço se esta letra foi gravada.
Publico-a na esperança de obter informação credivel

Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*

Minha mãe disse-me assim
Ao ver-me lágrimas tristes
Banhando-me o pobre rosto
Não posso, não sei dar fim
À tua grande desgraça
Ao teu amargo desgosto

Porque choras não me dizes
Nem é preciso dizê-lo 
Como sou mãe adivinho
Os amantes infelizes
Deveriam ter coragem 
Para mudar de caminho

P’lo amor damos a alma
Minha filha, damos tudo 
’Té cansarmos na jornada
Mas quando a gente se acalma
O que era amor é saudade 
E a vida já não é nada

Se estás a tempo, recua,
Amordaça o coração 
Mata o passado, sorri
Mas se não estás?... continua
Disse-me isto minha mãe 
Ao ver-me chorar por ti