-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Diz-me Lisboa

Letra de Jorge Rosa
Desconheço se esta letra foi gravada
Transcrevo-a na esperança de obter informação credível
Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Cansei-me de procurar
Por essas ruas à toa
Coisas de que ouvi falar
No cenário de Lisboa

Desapareceu das ruelas
O ferro-velho, o ardina
O cheiro a iscas com elas
E o pregão duma varina

Diz-me, Lisboa
Que é feito do velho fado
Da “Garrett” no Chiado
Do “Martinho” no Rossio
Diz-me, Lisboa
P’ra onde foram coitados
Os velhinhos “atrelados”
Mais as fragatas do rio

Diz-me, Lisboa
Por onde anda o Pirolito
A “Gazeta” e o “Mosquito”
E o “Borda” das sementeiras
O graxa a c’roa
E a dez tostões matinais
O “Século” e outros jornais
Com notícias verdadeiras


O carnaval na Avenida
A Feira na Palhavã
O Parque Mayer com vida
Até romper a manhã

A Amália a cantar no Luso
Os brinquedos no Camões
As ruas sem o abuso
De pragas e de pregões