-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.285' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Alameda das Fontaínhas

Rodrigues Canedo / José Duarte Seixal *fado seixal*
Repertório de Rodrigo


Fontaínhas em de fonte
E fontes lembram frescor
Foi ali, que entre horizontes
Assentes em duas pontes
Fiz uma pode de amor

Fontaínhas, Fontaínhas 
Onde amei a vez primeira
Agora, saudades minhas
São um bando de andorinhas 
Nos beirais da Corticeira

Ó consagrada Alameda 
Num chão de pedras antigas
Meus passos eram de seda
E o passado me segreda 
Uns retalhos de cantigas

Fontaínhas, meu tesouro 
Tu me déste imenso gosto
De ver seu cabelo ouro
Tremer às brisas do Douro 
Na moldura do seu rosto

E se a dona do cabelo 
Se ausentava, então eu via
Na vela de algum Rabelo
O retângulo do selo 
Das cartas que me escrevia

Fontaínhas, Fontaínhas 
Serra do Pilar defronte
São João, saudades minhas
Seja tudo p’las Alminhas 
Pelas Alminhas da Ponte