-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.260 LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Velho fado

Letra e musica de Jorge Fernando
Repertório do autor

Quando a saudade me chama 
Eu fico triste
Quando o fado reclama a minha dor
Exponho a minha alma na voz 
Que não resiste
Em ficar triste, em ficar triste

Quando as palavras entoam 
Esta tristeza
Que o português traz do berço
Por herança
A minha alma antes livre
Fica presa
A esta tristeza, a esta tristeza

Fado... 
Porque teimas, velho fado
Nesse tom amargurado

Que entristece quem o sente
Fado... 
Quem te deu a nostalgia
E a recusa em querer o dia

P'ra cantar a tua gente
Fado... 
Não há voz que te não cante
A desdita do amante

Que p'la dor se fez fadista
Fado... 
Das noitadas, dos gemidos
Dos trinados destemidos

Entre as mãos dum guitarrista

Quando a guitarra me pede
Eu dou a voz
Quando a viola balança 
No meu compasso
Eu fecho os olhos e voo dentro de vós
Na minha voz, na minha voz

Quando a guitarra suspensa 
No meu cantar
Procura a frese devida num desafio
Há um segredo ancestral 
Que vem do mar
No meu cantar, no meu cantar