Repertório de Fernando Maurício
A Lucinda camareira
Era a moça mais ladina
Mais formosa, mais brejeira
Do café da Marcelina
De maneira graciosa
Sobre um lindo penteado
Trazia sempre uma rosa
Trazia sempre uma rosa
Cor de rosa avermelhado;
Eu vivi enfeitiçado
Eu vivi enfeitiçado
Por aquela feiticeira
Que airosamente ligeira
Que airosamente ligeira
Servia de mesa em mesa;
Tinha feições de princesa
Tinha feições de princesa
A Lucinda camareira
Primando pela brancura
Primando pela brancura
O seu avental de folhos
Realçava-lhe a negrura
Realçava-lhe a negrura
Encantadora dos olhos;
Nem desgostos nem abrolhos
Nem desgostos nem abrolhos
Sofrera desde menina
Que apesar de libertina
Que apesar de libertina
Orgulhosa e perturbante;
No velho café cantante
No velho café cantante
Era a moça mais ladina
Os marialvas em tipóias
Os marialvas em tipóias
Iam da baixa num salto
Ver a mais linda das jóias
Ver a mais linda das jóias
Ao café do Bairro Alto;
A camareira que exalto
A camareira que exalto
De tão singular maneira
Era amada pela cegueira
Era amada pela cegueira
Que a palavra amor requer;
Para mim era a mulher
Para mim era a mulher
Mais formosa e mais brejeira
Certa noite de fim d’ano
Certa noite de fim d’ano
Em que certo cantador
Cantava ao som do piano
Cantava ao som do piano
Cantigas feitas de amor;
Um cigano alquilador
Um cigano alquilador
De têz bronzeada e fina
Por afortunada sina
Por afortunada sina
A Lucinda conquistou;
E para sempre a levou
E para sempre a levou
Do café da Marcelina
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*
Nalguns raros casos, talvez influenciado pela incontestável qualidade e aceitação do estilo
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*
Nalguns raros casos, talvez influenciado pela incontestável qualidade e aceitação do estilo
dos «reis do descritivo» seus contemporâneos (Linhares Barbosa e Carlos Conde)
Henrique Rego esqueceu o pendor rústico que o caracterizou e cultivou letras de puro
recorte lisboeta, citadino e castiço, provando a sua versatilidade e o grande mestre
que também era, como quem diz: «Também sou capaz». É o caso de outro ex-libris: