-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

* 7.140 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS * FEVEREIRO 2024

. . .

Poema da malta das naus

António Gedeão / Paulo Valentim
Repertório de Kátia Guerreiro

Lancei ao mar um madeiro
Espetei-lhe um pau e um lençol
Com palpite marinheiro
Medi a altura do sol

Com a mão esquerda benzi-me 
Com a direita esganei
Mil vezes no chão, bati-me 
Outras mil me levantei

Dormi no dorso das vagas 
Pasmei na orla das praias
Arreneguei, roguei pragas 
Mordi pelouros e zagaias

Tremi no escuro da selva 
Alambique de suores
Estendi na areia e na relva  
Mulheres de todas as cores

Moldei as chaves do mundo  
A que outros chamaram seu
Mas quem mergulhou no fundo 
Do sonho, esse, fui eu

O meu sabor é diferente 
Provo-me e saibo-me a sal
Não se nasce impunemente 
Nas praias de Portugal