-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.260 LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Ó meu amigo João

Jorge Fernando / Popular *fado corrido*
Repertório de Fernando Maurício

Ó meu amigo João
Em que terras te perdeste
Se por nada lá morreste
Meu amigo, meu irmão

De nascença duvidosa 
Proibiram a tua infãncia
Transformaram-te em distância 
Como braços de alcançar

Foste folha a flutuar 
Arrastada p'la corrente
E o teu sangue foi semente 
Dos cifrões doutro lugar

Gostavas de ouvir cantar 
As modas da nossa terra
E a verdade que ela encerra 
No seu jeito popular

Teu corpo de tudo dar 
Corre nas veias do mundo
Imenso, fértil, fecundo 
Com força de terra e mar

Ponho em ti o recordar 
Na agrura da tua morte
Por sobre o sangue a gritar 
Que não foi azar nem sorte

E a força do vento norte 
Levou teu grito na mão
Meu amigo, meu irmão 
Quem forçou a tua sorte