-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Duas lágrimas de orvalho

Linhares Barbosa / Pedro Rodrigues
Repertório de Carlos do Carmo
A primeira estrofe desta letra não pertence a Linhares Barbosa 
nem faz parte da letra original com o título 
*Conselhos de minha mãe*

Duas lágrimas de orvalho
Caíram nas minhas mãos
Quando te afaguei o rosto;
Pobre de mim, pouco valho
P'ra te acudir na desgraça
P'ra te valer no desgosto

Porque choras não me dizes
Não é preciso dizê-lo 
Não dizes, eu adivinho
Os amantes infelizes
Deveriam ter coragem 
Para mudar de caminho

Por amor, damos a alma
Damos corpo, damos tudo 
Até cansarmos na jornada
Mas quando a vida se acalma
O que era amor, é saudade
 E a vida já não é nada

Se estás a tempo, recua
Amordaça o coração 
Mata o passado e sorri
Mas se não estás, continua
Disse-isto minha mãe 
Ao ver-me chorar por ti
- - - 
Segundo consegui apurar, no 5° verso da última estrofe onde se canta
"Disse-isto minha mãe" deveria cantar-se *disse-me a voz da razão"
Faz todo o sentido para que a rima da sextilha esteja certa, ou seja:
o 2° verso a rimar com o 5°